Como um exército

Durante todos os primeiros anos de colégio eu nunca tive uma chance de jogar futebol. Eu não deveria me importar com isso, mas a minha vida inteira se resumia a ir à escola. Sair fracassado na única tarefa que me era cobrada dava uma sensação horrível. E o futebol realmente parecia ser uma coisa bem importante.

Eu era um homem marcado pelo erro. Arruinara todas as chances de provar o meu valor nos esportes e nunca mais restaria pra mim uma vaga em qualquer time. Eu poderia jogar voleibol, se eu quisesse, mas era humilhante. As meninas jogavam voleibol.

Eu era o único cara da classe a não praticar esporte nenhum, talvez o único cara do MUNDO. Eu tinha visto na TV, caras sem braço praticavam esportes nas olimpíadas.

Ficava sentado num canto esperando o intervalo acabar.

Os garotos da minha turma nunca conseguiam arrumar uma bola decente, as crianças maiores sempre tinham prioridade, então eles se viravam com o que podiam. Garrafas de plástico, bolas de meia, tampas de garrafa, qualquer coisa que pudesse ser chutada e perseguida. Certa vez chutaram uma lata de refrigerante amassada e ela acertou direto na cara de um dos meninos da outra turma. Alguns dos garotos disseram que ele perdeu o olho. Acreditei neles.

Um dos meninos endinheirados da classe terminou de chupar o seu refrigerante, atirou a garrafa no chão e disse:

– Certo, vamos jogar futebol.

Os caras que mais sabiam jogar tinham o direito de escolher os seus times. Cada um escolhia um homem, até que todos tivessem acabado. Nunca sobrava vaga alguma para mim.

Escutei de longe:

– Ei, falta um jogador no nosso time. Vamos ter que chamar o Bravo.

– O quê?

– Ele é um otário!

– Vamos jogar com um a menos!

– Olha gente, isso não parece certo. Eu não vou jogar contra um time com um homem a menos.

– Ei bravo – um dos garotos gritou -, quer bater uma bolinha?

– Ok galera, vamos cagá-los à pau – respondi

Era a minha chance. Eu só precisava não fazer algo estúpido, mas isso é bem difícil quando não temos a mínima idéia do que estamos fazendo.

Começamos a jogar. As meninas nos assistiam. Algumas até usavam maquiagem. Éramos famosos!

A garrafa amassada rolava de um lado pro outro. Eu me preocupava em correr atrás dela, sabendo que quando a alcançasse, não saberia o que fazer. Alguns dos meninos não estavam nem aí para jogar. Só queriam exercitar sua violência. Muitos de nós levávamos vidas muito estúpidas e com pouquíssimo amor de quem quer que seja. Garotos assim só queriam se sentir no controle. Era duro demais.

Aquilo não era futebol de verdade, o que importava mesmo era se destacar no meio da multidão. Eu corria e gritava, tentava me misturar, tentava não parecer tão sem jeito. Algumas vezes a garrafa batia na minha canela e espirrava para longe, eu fingia que era de propósito.

Numa dessas a garrafa veio parar nos meus pés. Os garotos corriam na minha direção. TODOS eles. Eu não sabia o que fazer, estava nervoso pra burro. Então pensei: foda-se essa merda, vou encher o pé.

Foi terrível.

A garrafa bateu na parede e ricocheteou para longe, eu a acompanhava com os meus olhos. O miolo da minha canela doía. A garrafa passou rasgando por todos os meninos e atingiu o lanche de um cara que nem estava jogando.

Ele olhou para sua comida no chão e para mim e então disse:

– Seu desgraçado, eu vou matar você!

Eu queria tê-lo acertado na cara.

– Você me deve 50 centavos!

– Escuta, cara eu não tenho dinheiro.

– Ou você me compra outro lanche, ou teremos uma briga!

Os outros garotos pararam de jogar e nos rodearam, alguns ficavam atiçando o outro menino. Égua, vai deixar? Eu não deixaria se fosse comigo. Olhe só pra ele, é um maricas! Acabe com ele.

Uma briga era muito mais interessante que futebol. Para mim que nunca soube jogar bola, não saber brigar era mais humilhante ainda.

O menino veio ciscando na minha direção e me acertou a orelha.

Eu gelei.

Não foi a dor, foi a surpresa. Ele ficou parado na minha frente e um dos garotos gritou.

– VAMOS BRAVO, MEXA ESSE SEU RABO!

Foi como um tiro de largada. Parti pra cima dele de braços abertos. Acho que o acertei no pescoço. Ele era bem maior do que eu, mas caiu levando as mãos à garganta.

Eu esperei ele levantar. Não sabia direito o que eu estava sentindo, mas era gostoso. Queria que ele levantasse para eu enchê-lo de porrada.

Mas ele não levantou. Com as mãos agarradas ao próprio pescoço, ele chorava e puxava os meninos pelas calças.

– Acho que você entupiu a garganta dele pra dentro!

– Cristo! Acho que ele vai morrer!

– Corram, alguém vai chamar a coordenadora.

A situação se agravava a cada minuto. A coordenadora significava problemas.

Depois de algum tempo ela chegou, olhou todos os outros garotos e perguntou quem era o responsável por aquela bagunça. Todos os braços apontavam pra mim. Ela me puxou pelo braço e me arrastou até sua sala. O garoto continuava sem fôlego, jogado sobre um dos bancos. Achar um culpado parecia mais importante do que ajudá-lo.

Ela sentou-se atrás de sua mesa e começou a torcer clipes de papel.

– Você realmente machucou aquele garoto não é? Por quê?

– Eu não sei.

– Os pais dele vão querer saber o porquê, meu filho. Você acha que essa escola é alguma espécie de academia de boxe?

– Ele disse que iria me matar! Eu precisei reagir.

Ela parou e escolheu bem suas próximas palavras. Queria me fazer sentir mal pelo o que eu tinha feito. Esse parecia ser o seu trabalho. 12 diplomas estavam enquadrados em sua parede e seu trabalho era ferir crianças. Que merda de emprego, pensei. Seus cabelos tinham uma cor estranha. Não eram cores naturais. Por trás dos óculos, ela me encarava como se estivesse a contemplar um grande monte de bosta.

Nada naquela sala parecia certo. Nada estava à meu favor.

– Eu vou escrever um bilhete em sua agenda. Quero vê-lo assinado por seu responsável amanhã.

– Tudo bem – eu disse

Carimbou minha agenda. Notei que ela caprichou na ortografia. – Não queríamos desentendimentos, certo? – Ela alcançou-me a agenda fechada e eu a coloquei dentro de minha mochila. Eu não queria nem olhar. Queria fingir por algum tempo que aquilo não estava acontecendo.

Saí da escola e desci até o pátio, os outros garotos estavam brincando. Eles me viram e correram até mim.

– Ei, Bravo, você pegou aquele desgraçado, não?

– É! Os caras da turma agora o chamam de goela!

Todos riam, estavam contentes. O acontecido realmente parecia ter sido uma coisa importante. Um dia pra ser lembrado. Caminhei pelo pátio como um exército de um só homem. Eu não mais precisava do futebol.

Uma resposta to “Como um exército”

  1. Larissa Says:

    O diretor do colegio da Carrie tambem entortava clipes quando dava sermao.

Deixe um comentário

